Descubra as armadilhas dos contratos empresariais

Tempo de leitura: 3 minutos

Descubra as armadilhas dos contratos empresariais

O mundo empresarial é repleto de transações financeiras, das mais pequenas até as mais complexas e elaboradas. Desde a conta de água até a compra de matéria prima e pagamento de fornecedores, vários contratos são celebrados todos os dias. Nesse artigo vamos falar justamente sobre as armadilhas dos contratos empresariais.

Os contratos empresariais, diferentemente dos contratos realizados entre particulares pessoa física, devem passar por uma análise muito mais precisa. Qualquer erro pode comprometer seriamente a saúde financeira do estabelecimento, sem falar nas complicações legais e compromissos para com terceiros.  

Se você acha que os contratos empresariais são poucos, basta observar todos os serviços demandados dentro de uma organização: água, luz, telefone, internet, o cafezinho que você bebe e todos os contratos mais complexos, como os de estrutura, segurança, logística e tecnologia da informação.

Mas afinal de contas, quais são as principais armadilhas dos contratos empresariais? Vamos falar um pouco sobre as principais.

Problemas relacionados aos contratos empresariais

Por mais óbvio que possa ser a necessidade de fazer uma leitura detalhada e técnica dos termos contratuais, existem muitas empresas que celebram acordos sem o menor cuidado. Contratos são assinados sem que tenham sido lidos e analisados por profissionais do direito.

Uma das armadilhas dos contratos empresariais é que eles podem possuir letras miúdas e cláusulas perigosas, que acabam por gerar prejuízo para a empresa. Isso vale tanto para contratos pequenos quanto para contratos maiores.

São muitas as armadilhas dos contratos empresariais, mas as principais são aquelas que passam despercebidas. Isso porque criar um contrato envolve não apenas uma boa redação, mas também conhecimentos plurais, como psicologia e interpretação.

Sem falar que na hora de redigir, é preciso buscar sempre pela obtenção dos melhores resultados, com cláusulas transparentes, mas que sejam favoráveis para a empresa. Um time interno nem sempre é capaz de ter essa visão panorâmica. Outro desafio das equipes internas é a negativa. Quantas vezes a sua empresa deixou de celebrar um contrato por analisar que ele não era ideal para os planos da companhia? Se a sua equipe jurídica é incapaz de recusar a celebração de negócios, é porque ela não conta com autonomia suficiente.

Como evitar as armadilhas dos contratos empresariais

A contratação de um escritório de advocacia externo proporciona diminuição de processos, menores preços, melhores vantagens competitivas, parcerias fortalecidas com parceiros e fornecedores, redução de riscos nas contratações e muito mais. Uma forma eficiente de evitar as armadilhas em contratos empresariais.

A visão externa, de uma equipe de profissionais qualificados e especialistas na elaboração e análise contratual, vai garantir melhores resultados e riscos muito menores. A função do terceirizado será orientar e oferecer suporte ao time interno da empresa. Atuamos lado a lado com o jurídico da sua empresa.

Uma forma simples, prática e eficiente de garantir uma checagem extra nos documentos contratuais. Em casos de falta de expertise ou experiência da equipe jurídica interna, o escritório terceirizado fornece todo o seu apoio, com qualidade e qualificação técnica. Para evitar as armadilhas dos contratos empresariais, está na hora de contratar um escritório jurídico terceirizado, para cuidar dos seus contratos. Não corra o risco de perder espaço no mercado em razão de contratações malsucedidas e problemas contratuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *