Como evitar problemas entre sócios

Tempo de leitura: 3 minutos

Como evitar problemas entre sócios: um guia para prevenir conflitos

O crescimento de uma empresa está relacionado com a sua integridade. Dentro de empresas, todos os membros devem visar os mesmos objetivos, ainda que possuam ideias e concepções distintas. O sucesso do empreendimento deve estar em primeiro lugar. Mas o que fazer em caso de conflito entre sócios da empresa?

Por mais que a interação entre acionistas e sócios seja agradável e profissional, o empresário deve pensar sempre na prevenção de conflitos, uma vez que a má gestão empresarial, as fraudes e concorrência desleal podem colocar em risco o sucesso do empreendimento.

O desentendimento entre sócios pode acontecer por qualquer motivo, inclusive por questões pessoais. Para piorar, em muitos casos os desacordos e problemas são descobertos tarde demais, quando o nome da empresa já está em uma situação ruim.

A boa notícia é que a contratação de um escritório especializado é capaz de resolver grande parte desses problemas. Isso porque a equipe profissional cuidará de acordos entre sócios ou acionistas e muitas outras questões importantes, que atuam na prevenção de conflitos.

Se você quer saber como blindar a empresa de conflitos societários, está no lugar certo. Existem algumas medidas simples que podem prevenir problemas e evitar complicações. Dessa forma você garante a integridade do negócio e a segurança dos sócios e acionistas.

Como blindar a empresa contra conflitos societários

A melhor maneira de proteger os interesses da empresa e dos sócios, principalmente no que diz respeito ao patrimônio, é através de ações estratégicas de prevenção. Não espere até os conflitos aparecerem, tome uma atitude agora.

Existem muitos acordos de acionistas, acordos de sócios e cláusulas específicas, que podem ser inseridas no estatuto ou contrato social, com o objetivo de proteger os interesses de todos os envolvidos no corpo da sociedade.

Os acordos entre sócios é capaz de evitar conflitos entre sócios da empresa. De forma eficiente, você blinda os seus interesses e evita surpresas desagradáveis. Ao mesmo tempo em que ganha tranquilidade, protege o seu patrimônio. Trata-se de um pacto firmado e registrado junto ao contrato da sociedade, possibilitando a convenção de regras que não estejam previstas no contrato social. Ou seja, um pacto que permite maior controle de riscos.

Como fazer o acordo entre sócios

O acordo entre sócios está previsto na legislação brasileira. Muito embora não exista disposição legal sobre o acordo entre cotistas, é possível a sua aplicação por analogia.

O artigo art. 118 da Lei nº 6.404/76 determina que “Os acordos de acionistas, sobre a compra e venda de suas ações, preferência para adquiri-las, exercício do direito a voto, ou do poder de controle deverão ser observados pela companhia quando arquivados na sua sede.”  

Uma vez realizado o acordo, é possível evitar conflitos societários dos mais diversos. Entre eles podemos mencionar:

  • Divisão não proporcional de lucros;
  • Ajuste de voto nas reuniões ou assembleias;
  • Preferência sobre aquisição de quotas;
  • Eleição do administrador da sociedade;
  • Estipulações de não concorrência.

Se você estava querendo saber como evitar conflitos entre sócios da empresa, agora já sabe a solução. Lembre-se de que a integridade do seu patrimônio e da empresa de modo geral. Por isso é importante contar com um respaldo legal e contratual.

Os conflitos societários podem acontecer a qualquer momento. Mas podem ser evitados e contornados a partir de medidas que comprovadamente funcionam. Para resolver conflitos societários, vale a pena contratar um escritório de advocacia externo.

Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre o acordo de acionistas e outros serviços que vão tornar a sua empresa muito mais eficiente. Não espere até que o problema se manifeste, obtenha melhores resultados e reduza o número de demandas internas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *