Blog

Como proteger a sua loja para não perder o ponto comercial

Como proteger a sua loja para não perder o ponto no Shopping Center e outros ambientes comerciais

Conseguir se estabelecer em um ponto comercial é um processo que demanda tempo. No começo são poucos clientes, volume que vai aumentando com a divulgação da marca, investimentos em publicidade e parcerias com outras empresas. Nesse momento os empresários começam a buscar meios para proteger o ponto comercial.

Depois de estarem bem estabelecidos, muitos empresários temem pela retomada indevida do ponto comercial por parte dos proprietários. Em shoppings centers, esse problema é bastante comum. Muitos lojistas são colocados para fora ao final do período contratado, sem renovação.

Para evitar essa situação, que além de gerar dor de cabeça acaba gerando prejuízo financeiro, o direito brasileiro oferece uma ferramenta poderosa. Trata-se da ação renovatória para manutenção do ponto comercial. Vamos explicar como ela funciona e como você pode utilizar agora mesmo!

O que é a ação renovatória

Para que você não perca todo o seu investimento e esforço, bem como a clientela já fidelizada, a lei determina a possibilidade de renovar de forma compulsória o contrato de locação comercial.

Além disso, você pode questionar cláusulas abusivas, como a cobrança de 13º aluguel, prática muito comum em shoppings centers. Ao ingressar com uma ação renovatória, você conservará o seu ponto. Caso o dono do shopping queira seguir com a remoção, terá que pagar uma indenização justa.

Se você estava procurando saber como não perder o ponto no shopping, a ação renovatória é a sua melhor opção. Uma maneira simples e eficiente de garantir a sua continuidade no ponto comercial.

E se o reajuste do valor do aluguel estiver muito elevado – prática usada pelos donos de estabelecimentos para forçar a saída do empresário do ponto – você pode questionar o valor através da ação renovatória.

Caso a perícia verifique o abuso no aluguel, novo valor é fixado. É o que diz a jurisprudência dos tribunais brasileiros. Veja um exemplo:

Locação em shopping. Ação renovatória. Procedência. Agravo retido. Documentos juntados pela autora, certidões que traduzem a idoneidade financeira do fiador, assim como os certificados de seguro. Preenchidas as determinações do art. 71, II e V, da Lei de Locações. Aluguel fixado de acordo com o valor apurado na perícia. Laudo pericial conclusivo e bem fundamentado. Utilização do método comparativo. Critério técnico adequado. Agravo retido e apelo não providos.

(TJ-SP – APL: 00684721720108260224 SP 0068472-17.2010.8.26.0224, Relator: Cesar Lacerda, Data de Julgamento: 18/10/2016, 28ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 20/10/2016) No caso acima, o aluguel foi fixado conforme valor apurado na perícia. Ou seja, o dono do ponto conseguiu reduzir o valor do aluguel, cobrando com abuso pelo dono do estabelecimento.

O que diz a legislação brasileira

Art. 51. Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente:

I – o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;

II – o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;

III – o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos. Significa que os requisitos para que você consiga renovar de forma compulsória e proteger o ponto comercial no shopping são: ter mais de cinco anos de contrato, ter um contrato por escrito e estar desenvolvendo a sua atividade por pelo menos três anos seguidos.

Mas atenção, o prazo da sua ação renovatória pode estar sendo perdido HOJE, você não pode perder tempo, contate gratuitamente nosso escritório e veja se você tem direito a esta importante forma de proteção do seu ponto.


Agora você já sabe o que fazer para não perder o ponto no Shopping Center e outros ambientes comerciais. Entre em contato conosco agora mesmo e renove o seu contrato!

Entre em contato

Outras notícias

Ampliando Fronteiras:
Nosso Compromisso com Todo o Brasil

No coração de nossa missão está o compromisso inabalável de servir nossos clientes em cada canto do Brasil.

Com uma rede sólida de profissionais altamente capacitados e uma infraestrutura robusta, estamos equipados para oferecer serviços de excelência onde quer que nossos clientes estejam.

Nossa presença nacional não é apenas um reflexo de nossa determinação em atender às demandas geográficas, mas também de nosso compromisso em estabelecer relações significativas e duradouras com aqueles que confiam em nossos serviços.

Nossa dedicação em atender em todo o Brasil não se limita apenas à prestação de serviços, mas também se reflete em nossa busca incessante pela excelência, ética e transparência em tudo o que fazemos.

Confie em nós para sermos sua voz, seu defensor e seu aliado em sua jornada legal e empresarial.

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Open chat
Entre em contato por WhatsApp
Olá
Como podemos te ajudar?