Blog

Ações judiciais: veja como prevenir e proteger a sua empresa

Ações judiciais: veja como prevenir e proteger a sua empresa

Sabia que a sua empresa lida diariamente com atividades que envolvem terceiros? Isso ocorre, por exemplo, na compra e venda de mercadorias, pagamento de contas, locação de bens e contratação de serviços, empréstimo de capitais e transporte de mercadorias.

E quando falamos em atividades de mercado, é preciso ficar atento para a possibilidade de ações judiciais contra a empresa. Elas podem partir de terceiros envolvidos nos acordos, empregados e até mesmo terceiros estranhos à relação empresarial, como pessoas que se sentem afetadas de alguma forma pela sua empresa. Muitos empresários procuram saber como proteger a empresa contra ações judiciais. Será que existem mecanismos e procedimentos capazes de reduzir o risco de ser acionado judicialmente? A resposta é afirmativa.

Importância de se proteger contra ações judiciais cíveis

Por mais diligente e comprometida que seja a sua empresa, problemas podem acontecer. Pense por exemplo em um acidente envolvendo um dos caminhões da empresa, uma máquina com defeito que cause dano a um trabalhador ou um cliente que se sinta insatisfeito com um serviço recebido.

Todas essas situações podem gerar dano e, de acordo com o direito brasileiro, aqueles que se sentirem lesados podem ingressar com uma ação judicial cível. Por isso é importante proteger a empresa contra ações judiciais. Quanto mais protegido, menor será o risco de responder judicialmente.

Atualmente as ações cíveis correspondem a 90% de todas as demandas sofridas por empresas no Brasil. São ações que cuidam da rescisão de contratos, cobranças, indenizações, locação de imóveis, propriedade intelectual de marcas e vários outros assuntos. Não é possível blindar a empresa por completo contra essas ações, tendo em vista que o direito de acionar o judiciário existe. Mesmo quando a empresa estiver com a razão, pessoas podem ingressar com ações e fazer pedidos. Mas o máximo de proteção é melhor do que proteção nenhuma, concorda?

Como proteger a sua empresa contra ações judiciais cíveis inesperadas

Para que a sua empresa esteja protegida, é importante que todas as práticas da empresa, sejam elas internas ou externas, estejam pautadas na transparência, ética e confiabilidade. Isso significa atuar dentro da legalidade em todos os seus aspectos.

Um dos melhores caminhos para evitar ações judiciais contra a empresa é seguir práticas empresariais de qualidade. Dessa forma você evitará condenações e pagamento de indenizações que muitas vezes comprometem o equilíbrio financeiro da empresa. Sem falar no custo com honorários advocatícios.

Separamos algumas estratégias e processos poderosos que ajudam a proteger os interesses da empresa, reduzindo o risco de demandas judiciais inesperadas:

1. Realizar a auditoria de todos os contratos, na busca por erros de redação, cláusulas abusivas ou confusas e outros equívocos que podem comprometer a negociação;

2. Contar com a assessoria de um escritório especializado, o que permite maior controle dos atos internos e externos da empresa, como a elaboração e análise de documentos jurídicos.

3. Treinar e capacitar todos os funcionários e colaboradores, de forma a preparar cada um deles para lidar com as diversas situações do cotidiano, desde o atendimento ao cliente até a venda de produtos e serviços. 

Proteja-se de ações judiciais cíveis no dia a dia da sua empresa, implemente práticas empresariais de qualidade e conte com o suporte de uma equipe jurídica externa especialista em gestão empresarial.

Com a contratação de um escritório especializado a sua empresa alcançará vários benefícios, como a redução de custos com processos judiciais e indenizações, construção de melhores parcerias com fornecedores, clientes e instituições bancárias e muito mais.

Sem falar na tranquilidade de poder atuar no mercado focando no que realmente importa: resultados financeiros para a sua empresa. Evite e contorne ações judiciais através da contratação de um escritório externo agora mesmo. Conserve o seu patrimônio e aumente o seu lucro.

Entre em contato

Outras notícias

Ampliando Fronteiras:
Nosso Compromisso com Todo o Brasil

No coração de nossa missão está o compromisso inabalável de servir nossos clientes em cada canto do Brasil.

Com uma rede sólida de profissionais altamente capacitados e uma infraestrutura robusta, estamos equipados para oferecer serviços de excelência onde quer que nossos clientes estejam.

Nossa presença nacional não é apenas um reflexo de nossa determinação em atender às demandas geográficas, mas também de nosso compromisso em estabelecer relações significativas e duradouras com aqueles que confiam em nossos serviços.

Nossa dedicação em atender em todo o Brasil não se limita apenas à prestação de serviços, mas também se reflete em nossa busca incessante pela excelência, ética e transparência em tudo o que fazemos.

Confie em nós para sermos sua voz, seu defensor e seu aliado em sua jornada legal e empresarial.

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Open chat
Entre em contato por WhatsApp
Olá
Como podemos te ajudar?